Artigo

Seminário | Declaração Salamanca - 30 anos depois

Realização do seminário | Declaração Salamanca - 30 anos depois… no dia 6 dezembro, no Auditório da FPCEUC, entre as 9h30 e as 17h30.

A HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, irá realizar o Seminário | Declaração Salamanca - 30 anos depois… no dia 6 dezembro, no Auditório da FPCEUC, entre as 9h30 e as 17h30.

A Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial e inclusiva. Adotada em Assembleia Geral, apresenta os procedimentos-padrão das Nações Unidas para a equalização de oportunidades para pessoas com deficiência.

A Declaração de Salamanca é considerada, mundialmente, um dos mais importantes documentos norteadores dos processos de promoção da inclusão social, juntamente com a Convenção sobre os Direitos da Criança (1988), a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006).

Neste seminário, revisitar-se-á a Declaração de Salamanca numa perspetiva interdisciplinar, promovendo-se a reflexão sobre os desenvolvimentos ocorridos ao longo destas três décadas (1994-2024), os desafios que se mantêm atuais e novas perspetivas para a promoção contínua da inclusão plena, conforme programa anexo.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do LINK

Aceite o nosso desafio e esperamos poder contar com a Vossa presença!!!!