Webinar “Regresso aos Centros de Atividades Ocupacionais em contexto de pandemia”

COVID-19: Guião para reabertura da resposta Centro de Atividades Ocupacionais
Maio 26, 2020
Convocatória: Assembleia Geral 27.06.2020
Junho 25, 2020

A Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental esteve presente, enquanto oradora, no Webinar “Regresso aos Centros de Atividades Ocupacionais em contexto de pandemia”, no dia 29 de maio. Esta iniciativa, promovida pelo Instituto de Segurança Social, teve como principal objetivo debater as condições do retorno e da reabertura da resposta social Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Contou ainda com a presença da Direção Geral de Saúde, da Secretaria de Estado para a Inclusão das Pessoas com a Deficiência e da CERCIOEIRAS.

Enquanto Federação, a nossa participação passou pela exposição do enquadramento e experiência que as nossas Associadas estão a viver relativamente à reabertura. Para além disso, dirigimos questões à Direção Geral de Saúde sobre algumas das diretrizes explícitas no Guião de Reabertura, como:

  • normas de distanciamento físico e uso de máscara pelos utentes: orientações que são dificilmente cumpridas por alguns utentes
  • os custos financeiros dos EPI, que muitas IPSS não conseguem suportar sozinhas
  • o montante do protocolo do ISS com a CNIS, relativo aos EPI, que consideramos ser insuficiente pela quantidade de IPSS que necessitam de apoio financeiro para poderem realizar as suas atividades em segurança

Mostrámos, assim, a realidade da reabertura das nossas Associadas, as suas conquistas e dificuldades, enquanto alertámos para algumas situações que necessitam de ser resolvidas. Sublinhámos, ainda, a flexibilidade do Guião Orientador para a reabertura, que está a permitir às IPSS uma reabertura gradual e de acordo com o contexto de cada instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *