Ajude-nos a criar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Com a criação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual no dia 10 de maio, através de petição pública, a HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental quer valorizar e representar a pessoa com deficiência intelectual, no seu todo, as suas capacidades e a sua forma de ser. Este é um dia que vai sublinhar o empoderamento e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual, deixando, na História, a sua marca de vida.

Instituir este dia tem por objetivo dar maior relevância e visibilidade às pessoas com Deficiência Intelectual e respetivas famílias, de forma a permitir uma maior mobilização e sensibilização da sociedade civil.

Segundo dados da Pordata, o número de pessoas com Deficiência, a nível nacional, à data de 2015, eram cerca de 636.059, entre os quais 70.994 são pessoas com Deficiência Intelectual. As respostas sociais nesta área da deficiência têm mudado desde os anos 1960/70, impulsionadas em grande parte pelas organizações, contudo, há um longo caminho a percorrer e a Federação pretende contribuir para que esse percurso seja proficiente.

A deficiência faz parte do contexto da vida e, a este propósito, pretende-se desmistificar alguns preconceitos relacionados com a Deficiência Intelectual e sensibilizar a sociedade para a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida e em conformidade com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Pretende-se ainda promover e desenvolver ações de consciencialização e de informação a nível nacional; sensibilizar profissionais das áreas da saúde, da educação, da justiça, da segurança social, entre outros, bem como entidades públicas e privadas para esta realidade.

A mudança de mentalidades é essencial.

Subscreva aqui a petição e ajude-nos a sensibilizar a sociedade!

Prefere assinar em papel? Então siga estas instruções:

 

Organizações apoiantes:

Quer apoiar esta causa? Envie-nos um e-mail para humanitas@humanitas.org.pt