COVID-19: Guião para reabertura da resposta Centro de Atividades Ocupacionais

HUMANITAS CENTRO DE RECURSOS VIRTUAL
Humanitas cria Centro de Recursos Virtual
Abril 3, 2020
Webinar “Regresso aos Centros de Atividades Ocupacionais em contexto de pandemia”
Junho 3, 2020

A reabertura dos equipamentos de apoio à deficiência, nomeadamente da resposta social Centro de Atividades Ocupacionais, está a ocorrer progressivamente desde o início da passada semana.  Nesse sentido, a Direção Geral da Saúde e o Instituto de Segurança Social criaram um Guião Orientador e uma Ficha Técnica de Verificação.

O Guião apresenta “um conjunto de regras a observar na reabertura da resposta social CAO, no sentido de orientar e harmonizar o processo, de modo seguro e informado, tendo em vista a segurança dos jovens/adultos com deficiência, das suas famílias e dos profissionais e voluntários afetos à resposta social”.

Já a Ficha Técnica “obedece às regras e orientações definidas no Guião Orientador do CAO, e tem por objetivo suportar a execução e avaliação das medidas a implementar na reabertura da resposta social, com o propósito de assegurar as condições de segurança necessárias à proteção e bem-estar dos utentes, famílias/responsáveis, profissionais e voluntários afetos à resposta social”.

A Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental considera que estes dois documentos, em particular o Guião Orientador, representam em pleno as convicções da Federação relativas à reabertura dos equipamentos sociais. O documento apresenta uma flexibilidade notável, permitindo às IPSS de apoio à deficiência a reabertura dos CAO dentro das suas possibilidades, ao seu tempo, de acordo com o contexto e capacidade de cada uma. Esta ideia de flexibilidade foi um dos pontos pela qual a Direção da Humanitas batalhou, permitindo que o funcionamento de cada instituição seja feito com liberdade, de acordo com as necessidades e realidade de cada uma. Salienta-se, porém, que esta reabertura, apesar de flexível, deverá seguir todas as normas de segurança e saúde, explanadas no Guião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *